sábado, 24 de outubro de 2009

Os 220 anos da Revolução Francesa

Por: Professor Ricardo, CPV Vestibulares
Hoje os franceses estão comemorando o seu dia nacional. No ano de 1789 ocorreu a Tomada da Bastilha.

Começava o processo revolucionário de ascensão da burguesia ao poder da França. O Absolutismo do rei Luis XVI estava decadente e não tinha condições de controlar as crises econômicas e financeiras do país, nem tampouco a fome da população.

A burguesia através da Assembléia Nacional Constituinte (1789-1791), aprovou novas e diversas leis, entre as quais se encontrava a de transformar toda a população da França em CIDADÃOS. Isso foi realmente revolucionário, dentro de uma Europa que por séculos possuía uma sociedade separada em grupos sociais diferenciados pelo nascimento, isto é, uns com muitos privilégios e direitos e a grande maioria da população praticamente só com as obrigações dos impostos.

Essa revolução passou por uma fase radical, o TERROR dos Jacobinos (1793-1794) encabeçado por Robespierre, que foi importante para preservar o território francês dos inimigos absolutistas da Europa e também conceder ao povo algumas das conquistas importantes em
relação à igualdade.

Após a Proclamação da República (Novo Regime), e a sentença de morte ao rei Luis XVI, a burguesia chegava ao poder junto com as idéias liberais do Iluminismo. Em 1799 a Revolução Francesa chegava a seu final com um golpe de estado deferido por Napoleão Bonaparte.

Napoleão continuou a obra da revolução, consolidado-a, principalmente com o Código Civil Napoleônico. Dominou grande parte de Europa e também divulgou as idéias do liberalismo burguês. Apesar das conquistas e realizações de Napoleão, (que foi derrotado definitivamente em 1815 na Batalha de Waterloo), os absolutistas voltaram ao poder em 1815 no Congresso de Viena.

Mas este retorno seria apenas o “último suspiro” do poder absolutista na França. Em 1848, na revolução denominada A PRIMAVERA DOS POVOS, burguesia dominaria o cenário político francês até os dias de hoje.

Um dos maiores destaques da Revolução Francesa foi o de servir de exemplo para o resto do mundo; de como acabar com as idéias verdadeiramente feudais e, modernizar o mundo dentro de um novo modelo burguês.

Parabéns aos franceses no seu Dia Nacional, o 14 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário