quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Como usar o "cujo"

O cujo é um pronome relativo que quase nunca utilizamos na fala coloquial, na linguagem cotidiana. Mas ele aparece em textos e é fácil de compreender seu sentido. Saiba, agora, como utilizá-lo em seu texto:
Usamos o cujo para indicar algo ou alguém que está relacionado a outro algo ou alguém. Esse pronome indica uma relação de posse e seu lugar em uma frase é entre o possuidor e o possuído. Fica mais fácil se mostrarmos um exemplo. Veja:
Eu conheci a mulher. O cachorro da mulher foi atropelado. àpodemos unir as duas frases pelo elemento comum, que é “mulher”, usando o cujo.
Eu conheci a mulher cujo cachorro foi atropelado.
O cachorro está relacionado à mulher, trata-se o cachorro dela. No lugar de cachorro, poderíamos falar dos trabalhos da mulher, de sua filha ou de qualquer coisa que ela possua.
Eu conheci a mulher cujo trabalho recebeu elogios. (o trabalho da mulher)
Eu conheci a mulher cuja filha estuda matemática. (a filha da mulher)
Agora que você já sabe a função de cujo, lembre-se:
- Depois de cujo, é errado utilizar artigo definido (o, a, os, as). Jamais diga ou escreva “cujo o”. O correto é escrever “Este é o autor cujo livro gostei de ler”. É errado escrever “Este é o autor cujo o livro gostei de ler.”
- O cujo sempre concorda em gênero e número com o termo subsequente a ele.
Esta é a mulher cujas filhas estudam comigo.
- Caso a regência dos termos da 2a oração exija preposição, ela deve ser utilizada antes de cujo.
A mulher de cuja filha falei está lá. (porque fala-se de alguém ou algo)
Esta é a mulher em cujos cuidados confiamos. (porque confia-se em alguém ou algo)

Testes profissionais




Confira o gabarito oficial do Enem 2011

Prova aconteceu em 22 e 23 de outubro

da redação | 27/10/2011 16h 54
O Inep, órgão que cuida do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgou o gabarito oficial da edição 2011 da prova.
Confira a seguir o gabarito das provas:
Primeiro dia de prova (22/10): Ciências da Natureza e Ciências Humanas
Prova azul

Prova rosa

Prova branca

Prova amarela
Segundo dia de prova (23/10): Linguagens e Matemática
Prova amarela

Prova rosa

Prova azul
Prova cinza
O GUIA DO ESTUDANTE fez a resolução completa da prova, de acordo com o cursinho Anglo.

MEC aumenta para 14 as questões anuladas do Enem para alunos do Ceará

Duas novas questões foram canceladas e outra, que antes estava cancelada, foi validada

da redação | 07/11/2011 17h 33
O Inep, órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), decidiu suspender duas novas questões do exame 2011 (números 25 e 29 do caderno amarelo) e validar a questão 32, que fora cancelada anteriormente. Assim, 14 questões foram anuladas no total para os 639 estudantes do Colégio Christus, de Fortaleza.
O MEC informou na tarde desta segunda-feira (14) que foram anuladas as seguintes questões do caderno amarelo do Enem: 25, 29, 33 e 34 (ciências humanas), 46, 50, 57 e 87 (ciências da natureza), 113 (linguagem) 141, 154, 173 e 180 (matemática).
- TRF suspende liminar que anulava questões do Enem 2011

Questões 25 e 29, canceladas pelo Inep


Questão 32, revalidada pelo Inep
- Confira as 14 questões canceladas do Enem 2011
Relembre o caso
Na quinta-feira (27), o procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, fez um pedido de cancelamento do Enem 2011 ou das questões da prova antecipadas pelo colégio de Fortaleza, para a Justiça Federal do Ceará. Após o pedido, a Justiça deu um prazo de 72 horas para que o Inep se pronunciasse sobre o caso - o prazo terminou na manhã de segunda-feira (31/10).
O pedido de anulação da prova foi feito após o Ministério da Educação (MEC) decidir cancelar a prova do Enem dos 639 alunos do Colégio Christus, por reconhecer que o material de estudo usado pelos estudantes, feito pela escola duas semanas antes do exame, tinha questões idênticas às da prova, aplicada em 22 e 23 de outubro.
Segundo o MEC, todo o procedimento de aplicação do Enem 2011 foi revisado e não foi encontrada nenhuma ocorrência de vazamento na sua aplicação. Costa Filho defende a anulação do exame porque acredita que, sem investigação, ainda não é impossível antecipar que o colégio foi o único responsável pelo vazamento.

Estude as obras literárias da Fuvest – Memórias de um Sargento de Milícias

No nono e último post sobre os livros obrigatórios da Fuvest e da Unicamp 2012, vamos falar de Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
Escrito em 1852, no período do Romantismo brasileiro, Memórias retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século 19 e conta a história de Leonardo, que se tornará o primeiro “malandro” da literatura brasileira, aos moldes da figura tradicional do pícaro na Europa.
Memórias de um Sargento de Milícias foi publicado, de início, como um romance de folhetim, ou seja, em capítulos semanais no jornal Correio Mercantil, do Rio de Janeiro.
- Conheça os personagens de Memórias de um Sargento de Milícias
- Confira um trecho comentado da obra
A seguir, confira dicas de como estudar o livro com uma HQ, um site, um vídeo e uma música!
Quadrinhos
A versão em quadrinhos do romance saiu pela editora Escala Educacional e faz parte da coleção “Literatura Brasileira em Quadrinhos”.
A HQ, de 64 páginas, não traz o texto do livro na íntegra, mas conta a história de um jeito bem legal. O texto foi adaptado por indico e tem desenhos de Bira Dantas.

YouTube
No site dá para achar alguns vídeos bem interessantes sobre o livro de Almeida. Este aqui é um dos melhores, explicando de maneira rápida e divertida a história:

Já o programa Obras Raras é bem didático ao ensinar mais sobre o autor:

Site
A biblioteca Brasiliana USP, que tem milhares de livros digitalizados, tem várias edições raras de Memórias disponíveis. Basta entrar no site e conferir os textos na íntegra. Há desde a primeira edição, de 1854, até uma edição de 1927.
Música
Essa dica é para um momento de mais descontração. Que tal escutar o samba de Martinho da Vila enquanto se estuda Literatura? O músico escreveu este samba sobre Leonardo e suas aventuras descritas no romance!

Engenharia Civil em São Carlos é o curso mais concorrido da Fuvest 2012

Logo em seguida vêm os cursos de Medicina e Publicidade

da redação | 08/11/2011 17h 31
Engenharia Civil (campus de São Carlos) é o curso mais concorrido da Fuvest 2012, com 52,27 candidatos/vaga. Em seguida vem o curso de Medicina, com 51,18. A concorrência do vestibular foi divulgada hoje (8) pela Fuvest.
Para o vestibular 2012, 146.892 se candidataram para concorrer a uma das 10.952 vagas oferecidas na Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Há 128.093 candidatos e 18.799 treineiros.

Confira os 14 cursos com mais concorrência na Fuvest 2012:
CursoCandidatos/vaga
Engenharia Civil (São Carlos)
52,27
Medicina
51,18
Publicidade e Propaganda
47,20
Relações Internacionais
44,55
Ciências Médicas (Ribeirão Preto)
40,61
Jornalismo
39,78
Audiovisual
34,63
Artes Cênicas (Bacharelado)
31,53
Psicologia
31,43
Design
30,45
Arquitetura (São Carlos)
28,02
Ciências Biomédicas
27,10
Fisioterapia
26,52
Arquitetura (São Paulo)
25,29

- Confira a lista completa da concorrência na Fuvest 2012
A relação candidato/vaga de Engenharia Civil em São Carlos saltou de 36,52 no vestibular 2011 para 52,27 no concurso atual. Já Medicina aumentou pouco, passando de 49,25 para 51,18. Outras carreiras que tiveram grande aumento na concorrência foram Jornalismo (de 34,62 para 39,63) e Relações Internacionais (de 37.82 para 44,55).


Fuvest 2012
A prova da primeira fase acontece em 27 de novembro, com questões múltipla escolha de conhecimentos gerais. A segunda fase, com questões dissertativas e redação, acontece de 8 a 10 de janeiro de 2012. A lista de convocados para a segunda fase e os locais do exame serão divulgados em 19 de dezembro.
Entre 11 e 13 de janeiro acontecem as provas de habilidades específicas para os cursos que não tiveram essa etapa antecipada.A divulgação da primeira chamada está prevista para 4 de fevereiro, com matrícula nos dias 8 e 9 do mesmo mês.
Mais informações, no site da Fuvest ou pelo telefone (11) 3093-2300.

Os 12 melhores cursos de Farmácia do Brasil

A Farmácia é o estudo da composição e dos processos produtivos de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados. Cabe ao farmacêutico pesquisar e preparar medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal, examinar e testar substâncias e princípios ativos que entram em sua composição e observar as reações provocadas no organismo.
Durante a graduação, que dura em média 5 anos, o estudante tem matérias das áreas de biologia, física e química. Nos três primeiros anos, a grade é recheada de química orgânica, inorgânica, analítica, parasitologia, anatomia, entre outras.
Entre as disciplinas profissionalizantes, estão fisiopatologia, toxicologia, análise e controle de qualidade, química farmacêutica e de cosméticos. Além disso, os alunos têm aulas práticas, em laboratório, que ocupam grande parte da carga horária.
O mercado de trabalho para este profissional está um pouco saturado. Mas, a área que mais precisa de profissionais qualificados é a científica, de pesquisa. Outros setores com boa oferta de vagas são a biologia molecular e a toxicologia forense.
Se você se interessou pelo curso de Farmácia, não deixe de conferir onde estão as melhores faculdades.
Nome da faculdade Estrelas
Universidade de Brasília (UnB) ★★★★★
Universidade Federal de Goiás (UFG) ★★★★★
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ★★★★★
Universidade Federal do Pará (UFPA) ★★★★★
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ★★★★★
Universidade Estadual de Londrina (UEL) ★★★★★
Universidade Estadual de Maringá (UEM) ★★★★★
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ★★★★★
Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC) ★★★★★
Universidade Estadual Paulista (Unesp) ★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto ★★★★★
Universidade de São Paulo (USP), campus da Cidade Universitária ★★★★★
* lista em organizada por estado e ordem alfabética
*Dados do GUIA DO ESTUDANTE Profissões Vestibular 2012. Confira a edição completa nas bancas de todo o Brasil.
Confira mais dicas de onde estudar Farmácia.
Para saber sobre outros cursos e faculdades, acesse Profissões e Universidades, no site do GUIA.