quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cinco dicas para usar os porquês

Conhecemos várias regras para empregar o porquê corretamente, porém dificilmente nos lembramos delas quando temos de resolver uma questão de Português. Preparamos algumas dicas que serão bem úteis para ajudar na hora da prova.

Por que: usa-se quando puder ser substituído por "pelo qual".
Dica 1: há duas palavras separadas e nenhum acento em "por que", esta será substituída também por duas palavras separadas e sem acento - pelo qual.
Essa é o apartamento POR QUE sempre ansiei.
Essa é o apartamento PELO QUAL sempre ansiei.

Dica 2: quando houver a possibilidade acrescentar a palavra motivo, trocamos pelo qual por por qual. 
Observe:
POR QUE ele não fez o exercício?
POR QUAL MOTIVO ele não fez o exercício?
Quero saber POR QUE ele não fez o exercício.
Quero saber POR QUAL MOTIVO ele não fez o exercício.

Porque: usa-se para substituir a conjunção "pois".
Dica 3: há somente uma palavra, sem acento; logo, a substituição se dará também por uma palavra, sem acento. Usa-se em resposta.
Ela não comprou PORQUE não quis.
Ela não comprou POIS não quis.
Venha PORQUE gostamos de você.
Venha POIS gostamos de você.

Porquê: usa-se quando puder ser substituído pela palavra Razão.
Dica 4: há uma palavra e um acento. Já em "razão", existe uma palavra e um traço de nasalidade (~).
Dê-me um PORQUÊ do seu atraso.
Dê-me uma RAZÃO do seu atraso.
Dica 5: há possibilidade de flexão, neste caso.
Não aceito mais seus irônicos PORQUÊS.
Não aceito mais suas irônicas RAZÕES.

Por quê: é empregado em um caso único - final de frase ou quando a expressão estiver isolada.
Você não veio ontem, POR QUÊ?
Você reclama de tudo, POR QUÊ, meu filho?


Fonte: Português para concursos - http://www.portuguesconcurso.com/2009/07/5-dicas-para-usar-os-porques.html

Alimentação para a hora da prova

Passado o Enem, entramos na reta final para os principais vestibulares do Brasil. Uma dúvida muito frequente na hora da prova, é o que levar para comer. A escolha dos alimentos é uma aliada na hora de manter a calma e a concentração durante os testes. Veja mais no texto do site G1.
Preparar-se corretamente para as provas do vestibular também inclui manter uma alimentação adequada, especialmente na véspera da prova. Especialistas em nutrição ouvidos pelo G1afirmaram que é preciso ficar atento à alimentação para evitar a ingestão de comidas gordurosas, que aumentam a sonolência e tiram a concentração. 

“O vestibulando deve evitar alimentos carregados de gordura como uma feijoada ou uma rodada de pizza. Arroz, feijão, bife e salada são perfeitos. Se o aluno come um feijoada, por exemplo, a tendência é que ele fique com sonolência excessiva por causa da sobrecarga metabólica”, explicou Daniela Oliveira Magro, nutricionista e professora do departamento de medicina preventiva da Unicamp.

Ficar em jejum no dia da prova também é altamente prejudicial para o vestibulando. Segundo os especialistas, engana-se o candidato que pensa que ficar sem comer pode evitar algum mal-estar. “O jejum é prejudicial, pois favorece a hipoglicemia [concentração baixa de açúcar no sangue] e, portanto, dificulta o raciocínio. A fome tira a concentração”, disse o professor Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

O ideal é que o vestibulando tome um café da manhã reforçado para ganhar mais energia e disposição para a hora da prova. “A pessoa deve tomar um copo de leite ou de iogurte, comer uma fruta e optar por um pão com queijo branco. Deve evitar colocar salame, mortalela, presunto. Quanto menos gordura na alimentação, melhor”, disse Daniela.

Ribas Filho concorda com as ponderações. “No dia da prova o café da manhã deve ser farto, rico em frutas, sucos e carboidratos complexos [de preferência pão integral].” 

Chocolate
Alimentar-se durante a realização do exame também é importante. “Carboidratos, barras de cereais e água evitam a hipoglicemia e dão mais energia para o vestibulando”, disse Ribas Filho. “É sempre bom fazer um lanchinho”, afirmou a nutricionista Daniela.

A ingestão de chocolate também é recomendada, mas com cautela. “O chocolate é um alimento com alto teor de gordura, mas dá energia. Além disso, é comprovado cientificamente que ele diminui a ansiedade. Mas o candidato não deve abusar. O ideal é comer uma barra de 30g ou 40g no máximo”, explicou Daniela.

Ribas Filho também destacou os benefícios do doce. “O chocolate tem na sua composição grande quantidade de nutrientes, como laticínios, açúcares e substâncias moduladoras do sistema nervoso central. Essas substâncias contribuem para estimular o raciocínio e favorecem um equilíbrio emocional maior”, afirmou.



Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL854266-5604,00.html

A origem da palavra Coqueluche

Curiosidade: A origem da palavra Coqueluche

A palavra coqueluche foi importada do francês coqueluche – sem nenhuma adaptação de grafia, como se vê – e fez sua estreia oficial em português num compêndio da Escola Médico-Cirúrgica do Porto em 1840. Tudo o que a origem do nome dessa doença tem de obscuro está em sua língua original. Sabe-se que coqueluque surgiu primeiro como sinônimo de capuz, no início do século 15, e só algumas décadas mais tarde (oficialmente em 1453) ganhou seu primeiro registro como nome da doença. O que tem a ver uma coisa com a outra? Segundo o dicionário Trésor de la Langue Française, existem duas hipóteses: a de que as vítimas da doença tinham o hábito de usar capuz, para evitar contágio, e a de que a febre as deixava quentes como se usassem capuz. De uma forma ou de outra, nunca se conseguiu determinar de onde veio o termo coqueluche. Entre outras teses, houve estudiosos que apostaram numa relação sonora entre a tosse e o canto do galo (coq), o que é divertido, mas deixa de levar em conta que a palavra já existia com o sentido de capuz antes de entrar no vocabulário médico. Além da acepção médica, o português também foi buscar no francês a coqueluche figurada, ou seja, aquilo que entra na moda e se torna objeto de culto ou desejo de muita gente de um momento para o outro. Fonte: Blog Sobre Palavras - www.veja.com.br