sábado, 24 de outubro de 2009

Por dentro dos conflitos islâmicos

Por: Luís Celso Jr - Jornal de Maringá

Todo o vestiba sabe: eventos importantes que completam datas redondas são sempre boas apostas de questões para cair nas provas. Ainda mais quando, por algum motivo, estão na mídia.

Em 2009 a Revolução Islâmica no Irã completa 30 anos, assim como a invasão do Afeganistão pela extinta União Soviética. Este ano também é marcado pelos 20 anos da morte do aiatolá Khomeini, líder iraniano. Para aumentar as chances de a si­­tua­ção na Ásia central aparecerer nos testes de Geografia e História, recentemente o presidente dos EUA, Barak Obama, enviou novas tropas para o Afeganistão e a notícia da possível fraude nas eleições do Irã rodou o mundo. Mas, afinal de contas, o que rola por lá? Confira a linha do tempo abaixo e fique por dentro do assunto.

Na prática

A questão elaborada pela professora Luciana Worms, do Positivo, mostra como o tema pode ser apresentado:

Assinale a alternativa correta sobre o Afeganistão:

a) O Afeganistão apresenta um relevo plano e baixo com rios navegáveis e abundante fornecimento de água doce.

b) Dentre os países do Oriente Médio, o Afeganistão apresenta os melhores índices de desenvolvimento humano (IDH), com baixas taxas de mortalidade infantil e altos valores de expectativa de vida.

c) A religião predominante é o hinduísmo, embora os grupos islâmicos xiitas, dentre eles o Talebã, sejam muito ativos.

d) A principal atividade econômica do País é a produção de ópio (planta de conteúdo alucinógeno) consumido livremente nas ruas do país.

e) Na guerra contra o “terrorismo internacional”, depois do 11 de setembro, o Afeganistão, então refúgio de Osama bin Laden e de sua rede Al-Qaeda, foi o primeiro alvo.

Resposta correta: e

Confira outras questões que já foram cobradas em vestibulares anteriores sobre o assunto.

FUVEST (2004)

"No continente europeu, a força armada já deixou de ser instrumento das relações internacionais. Os EUA exercem o poder num mundo em que as leis internacionais não são confiáveis e onde a promoção de uma ordem liberal ainda depende da posse e do uso de meios militares." Robert Kagan, Folha de S.Paulo, 23/03/2003.

Tendo por base o texto, no qual o autor, ideólogo do governo Bush, explica a necessidade da guerra contra o Iraque, é correto afirmar que:

a) os EUA decidiram atacar o Iraque conforme as regras internacionais vigentes desde a Segunda Guerra.

b) os embates entre a União Européia e os EUA, antes da guerra do Iraque, foram depois superados pela plena aceitação da política de Bush na Europa.

c) as intervenções no Afeganistão e no Iraque demonstraram que o presidente norte-americano pretende fazer dos EUA a única potência mundial.

d) o Conselho de Segurança da ONU apoiou a política de intervenção armada do presidente norte-americano no Iraque.

e) a ordem liberal criada, após a Segunda Guerra, pela Europa e EUA se baseou nas relações diplomáticas para a manutenção da paz mundial.

Resposta: c

Comentários: Existe um consenso bastante amplo, atualmente, de que o presidente George W. Bush pratica uma política que explicita a posição dos EUA como potência hegemônica mundial. Para tanto, recorre à guerra sempre que a considera necessária - no caso, ao atacar o Afeganistão e o Iraque. O texto transcrito no enunciado corrobora essa interpretação, ao afirmar que "os Estados Unidos exercem o poder em um mundo..."

FATEC- SP (julho de 2003)

A União Soviética invadiu o Afeganistão em 1979, instalando no poder deste país um regime pró-soviético. O mundo ainda vivia o período da chamada Guerra Fria. Os Estados Unidos apoiaram grupos armados de oposição no Afeganistão, para prejudicar os interesses soviéticos. Sobre estes grupos é correto afirmar que:

a) receberam treinamento no Irã, apoiado pela China, interessada no comércio com os EUA.

b) um deles foi liderado pelo Taleban, organização de esquerda ligada ao Partido Comunista do Afeganistão.

c) um deles era liderado por Osama Bin Laden, que foi armado e treinado em técnicas terroristas pela CIA.

d) receberam treinamento da CIA no Iraque, principalmente o grupo Al Fatah, que cometeu vários atentados suicidas contra as forças soviéticas.

e) um deles era liderado por Saddam Hussein, que nessa época era aliado dos EUA contra o Irã.

Resposta: c

Comentários: Questão atual que trata do terrorismo estimulado e financiado pelos EUA, no período da Guerra Fria, que resultou na formação, financiamento e treinamento e do grupo de Osama Bin Laden, grupo este que, segundo os EUA, foram responsáveis pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. As questões foram enviadas pela professora Luciana Worms, do Curso Positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário