quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Estude as obras literárias da Fuvest – Memórias de um Sargento de Milícias

No nono e último post sobre os livros obrigatórios da Fuvest e da Unicamp 2012, vamos falar de Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
Escrito em 1852, no período do Romantismo brasileiro, Memórias retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século 19 e conta a história de Leonardo, que se tornará o primeiro “malandro” da literatura brasileira, aos moldes da figura tradicional do pícaro na Europa.
Memórias de um Sargento de Milícias foi publicado, de início, como um romance de folhetim, ou seja, em capítulos semanais no jornal Correio Mercantil, do Rio de Janeiro.
- Conheça os personagens de Memórias de um Sargento de Milícias
- Confira um trecho comentado da obra
A seguir, confira dicas de como estudar o livro com uma HQ, um site, um vídeo e uma música!
Quadrinhos
A versão em quadrinhos do romance saiu pela editora Escala Educacional e faz parte da coleção “Literatura Brasileira em Quadrinhos”.
A HQ, de 64 páginas, não traz o texto do livro na íntegra, mas conta a história de um jeito bem legal. O texto foi adaptado por indico e tem desenhos de Bira Dantas.

YouTube
No site dá para achar alguns vídeos bem interessantes sobre o livro de Almeida. Este aqui é um dos melhores, explicando de maneira rápida e divertida a história:

Já o programa Obras Raras é bem didático ao ensinar mais sobre o autor:

Site
A biblioteca Brasiliana USP, que tem milhares de livros digitalizados, tem várias edições raras de Memórias disponíveis. Basta entrar no site e conferir os textos na íntegra. Há desde a primeira edição, de 1854, até uma edição de 1927.
Música
Essa dica é para um momento de mais descontração. Que tal escutar o samba de Martinho da Vila enquanto se estuda Literatura? O músico escreveu este samba sobre Leonardo e suas aventuras descritas no romance!

Nenhum comentário:

Postar um comentário