
Febre na internet em 2009, o “Twitter” virou não só o queridinho dos internautas assíduos como também atingiu as celebridades e até mesmo os políticos. Basta um clique para você encontrar figurinhas conhecidas do grande público. Mesmo aqueles que lutam para preservar a vida pessoal acabam abrindo o dia-a-dia para milhares de seguidores, como são chamadas as pessoas que acompanham a página. A gigante americana da informática, Microsoft, anunciou que o "Twitter" figura entre as palavras mais procuradas em seu mecanismo de busca em 2009, tendo sido eleita a palavra do ano num estudo que observa as tendências em matéria de linguagem informatizada. A empresa ainda disse, através de nota publicada em seu site, que “as três pesquisas mais frequentes em inglês no Bing, em 2009, diziam respeito ao servidor para microblogging ‘Twitter’, ao cantor falecido ‘Michael Jackson’, e a ‘gripe suína’, epidemia que atingiu o mundo”. O grupo Global Language Monitor (GLM), que também investiga e analisa as tendências em matéria de linguagem informatizada, também considerou "Twitter" a palavra do ano. “Num ano dominado por acontecimentos políticos que abalaram o planeta, uma pandemia, as consequências de um tsunami financeiro e a morte de um ícone pop, a palavra Twitter domina todas as outras", afirmou o presidente da GLM, Paul Payack. Mas por que esta ferramenta virtual provoca tanto fascínio nas pessoas? Talvez porque o "Twitter" seja utilizado pelos usuários como um diário, onde eles contam tudo o que estão fazendo e o que acontece em cada instante do seu dia. É uma maneira de ficar próximo dos famosos e quem sabe se sentir, por alguns minutos, um deles. A ferramenta também é utilizada por alguns seguidores para se informar sobre as notícias do momento e até para ficar sabendo sobre oportunidades de emprego. O site, que antes era apenas um serviço para amigos, familiares e colegas de trabalho se comunicarem, tem seu potencial reforçado com utilizações que vão além do planejado inicialmente, como lançamentos de campanhas publicitárias e comercialização de produtos. Como o "Twitter" caiu rapidamente no gosto popular é importante que os usuários fiquem atentos, principalmente com a ação dos hackers, que já começam a usar o novo veículo para espalhar códigos maliciosos na rede social. Sendo assim, os fãs do “Twitter” devem ficar alertas e evitar sair clicando em todos os links. Vale lembrar também que os usuários precisam ter cuidado nas informações disponibilizadas, evitando precisões do tipo “Hoje vou ao shopping”, “Estou no cinema com minhas amigas”, “Saindo do trabalho. Vou para casa”. É importante não fazer de sua vida um livro aberto! Se você ficou curioso para conhecer a ferramenta, ou quer criar sua página, basta acessar o site www.twitter.com. Aproveite também para visitar o “Twitter” do Vestibular – www.twitter.com/vestibular_br. |
![]() |
Criado em março de 2006, o “Twitter” é um serviço de microblogging utilizado por mais de 6 milhões de pessoas no mundo inteiro. A possibilidade de postar pequenos textos com limite de 140 caracteres o tornou um dos serviços mais utilizados no mundo. A interação simultânea entre os usuários e seus seguidores faz com que as notícias e informações circulem pela rede de forma rápida e objetiva, já que não é possível inserir textos longos. Quando criada, porém, a ferramenta gerou desconfiança. Muitos achavam que ela não teria futuro e que seria mais um sistema de interação entre usuários que ficaria perdido pelo caminho. Mas para a surpresa de muitos, o "Twitter" vem superando todas as expectativas ao longo de sua curta existência. Hoje ele já é o sistema de microblogging mais utilizado em alguns países, superando orkut, facebook e outros sistemas de redes sociais. |
Fonte: www.vestibular.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário